Tudo que a cidade pode ter para ser uma GovTech

GovTech

Em uma era de avanços tecnológicos, ter uma gestão municipal que se atenta para soluções tecnológicas é imprescindível para o desenvolvimento de uma cidade. 

GovTech tem sido definido como esse conjunto de tecnologias e soluções utilizadas pelos governos para melhorar o serviço público e a comunicação com cidadãos, essas melhorias podem vir por meio de parcerias entre o setor público e o privado gerando novas alternativas para problemas na performance de serviços governamentais. 

No processo para se tornar uma cidade inteligente gestores podem aproveitar parcerias com startups GovTechs em diversos ramos do serviço público como:

 

  • Soluções em saúde 

O meio digital pode ser explorado de diversas formas para otimizar o serviço de saúde pública, agendamentos de consultas e vacinas podem ser feitos remotamente, evitando grandes filas e desperdício de tempo.

Teleatendimentos também  fazem parte de um sistema de saúde mais tecnológico, a tele-consulta é uma forma prática para atendimentos. 

 

  • Melhor comunicação com a população 

Serviços de atendimento digitais são um grande diferencial em prefeituras que buscam um contato mais eficaz com a população.

Uma ótima ferramenta para entender as necessidades do público é o Procon online por exemplo. Além da possibilidade de audiências online e agendamentos para o atendimento presencial.

 

  • Centralização de dados de cidadãos

O uso da tecnologia na implementação de um sistema de centralização de dados é fundamental para uma cidade inteligente.

Desta forma, diminui a ocorrência de erros relacionados a gerenciamento de dados.

A utilização de um cadastro único por cidadão  para todos os serviços oferecidos pela prefeitura é um caminho para uma gestão mais eficaz.

 

  • Redução de burocracia 

A automatização e digitalização de processos auxiliam na diminuição da burocracia e facilitam o acesso da população a informações necessárias.

A digitalização de serviços também aumenta a rapidez e praticidade em que atendimentos são realizados. 

 

  • Transparência 

Para ampliar a confiança dos cidadãos na gestão governamental, soluções que promovem transparência são essenciais, portais de transparência online garantem ao público  acesso a informações sobre como o dinheiro público é usado, entre  outros assuntos relacionados a gestão municipal. 

A utilização de tecnologia no setor público traz além de gestão eficiente e  redução de custos praticidades para vida da população geral, levando a uma melhor relação entre governantes e cidadãos.

 

upcities
Upcities, Todos os serviços da cidade em um só lugar.

 

UpCities 

Pensando no desenvolvimento de municípios a UpperSoft propõe soluções para gestão com inteligência digital combinadas formando o UpCities, uma plataforma completa para gestores municipais de cidades que querem se modernizar, com App do município contendo diversas funcionalidades que facilitam a vida da população. 

O setor da saúde, muito procurado e muitas vezes complicado de gerir pode se beneficiar do sistema de agendamentos online para consultas e vacinas. Muito mais prático, rápido e simples de agendar, ou teleatendimentos, reduzindo tempo de espera de médicos e pacientes. 

Os agendamentos online têm um grande impacto não apenas na área da saúde, mas em diversos serviços. Como, por exemplo, Procon, IPTU, Obras, Aluguel de espaços públicos entre outros oferecidos pela prefeitura. 

Um grande aliado do cidadão desenvolvido pela UpCities é o login único, com ele cada morador pode acessar todos os serviços da prefeitura com um só login e senha, não sendo necessário gerar novas informações de acesso a cada serviço solicitado independente da área. 

Tudo isso em uma plataforma segura para identificação e gerenciamento de dados.

 Gestores que querem deixar sua marca impulsionam o desenvolvimento, transformar a forma de gerir é levar o desenvolvimento para a cidade. 

Em um mundo onde todos os dias novas tecnologias são criadas, cada vez mais é possível solucionar pequenos e grandes problemas do cotidiano, e utilizar essa tecnologia é o caminho para cidades mais desenvolvidas e funcionais.