Conheça o UpBots, o chatbot da UpperSoft

 
O UpBots é a plataforma de chatbot da UpperSoft. Talvez você já esteja familiarizado com o termo chatbot, mas aqui vamos mostrar as vantagens de ter um chatbot, o que eles fazem e porque o UpBots é a solução ideal para seu negócio.

Talvez você já tenha tido a experiência de ser atendido por um robô em algum site. Algumas vezes essa experiência é positiva, outras nem tanto.

Mas vamos entender isso um pouco melhor. Primeiro, o que realmente é um ChatBot?

 

O que é um Chatbot?

Em termos gerais, chatbot é um programa de computador que usa inteligência artificial para responder conversas em um chat. Serve como uma excelente forma de melhorar o atendimento ao cliente.

Essa conversa pode acontecer em diversos canais, sendo no site ou no próprio Facebook, que já tem em sua programação uma forma de fazer isso.

Ou seja, o ‘bot’ é uma espécie de atendente que conversa com as pessoas, porém todas as suas falas são programadas e automatizadas.

A forma mais comum de abordagem, são os pop-ups que aparecem no canto direito de alguns sites, com um chat que se coloca a disposição para tirar dúvidas. 

Alguns até se apresentam como robôs, outros não, isso vai depender da abordagem da marca.

Porém alguns avanços estão sendo feitos e hoje é muito mais comum encontrarmos assistentes desse tipo que já reconhecem comandos de voz pelos chats.

Grandes empresas já procuram investir mais pesado nesse tipo de assistente. Recentemente o Bradesco foi um exemplo, ao lançar a BIA, assistente virtual de todos seus canais de comunicação.

Pensando na aplicação disso, vemos que surge uma gama de possibilidades para utilizar esses assistentes virtuais. 

 

via GIPHY

Tipos de Chatbot

Ter um chatbot pode fazer diferença no atendimento da sua empresa, mas precisamos diferenciar os 2 tipos básicos de chatbot.

Lembrando que vamos nos concentrar nos robôs que conversam através de chats, que podem ser divididos em:

 

  • Chatbots baseados em regras

São os chatbots mais simples, muito utilizados em ferramentas gratuitas ou em redes sociais.

Nesse tipo de chatbot, a programação é feita pelo reconhecimento de palavras-chave pré-determinadas pelo administrador. Ou seja, para cada termo pré-definido, uma resposta é dada.

Sendo assim, na organização das respostas, todas as possibilidades precisam ser pensadas.

Esse tipo de chatbot é muito utilizado para serviços simples de atendimento, onde o chatbot apenas capta alguns dados do contato.

Caso o chatbot não encontre nenhum termo na mensagem do cliente, ele simplesmente responde que não conseguiu entender e recomeça a conversa.

Podemos dizer que esse tipo de chatbot é mais ‘burro’, pois precisa ter uma mapa de interações muito bem feito para não dar uma experiência ruim ao usuário

 

  • Chatbots com inteligência virtual

Aqui estão os chatbots mais completos. Toda a sua construção é feita para que o robô continue aprendendo com as interações.

Todos os termos são utilizados como dados para conversas posteriores, sendo assim, o chatbot fica cada vez mais inteligente, conseguindo retirar a maior parte das dúvidas do cliente.

Ou seja, mesmo sem ter uma resposta pré-definida, o chatbot consegue criar novas respostas baseado em cruzamento de dados.

 

O mercado de chatbots

Vimos um pouco de como funciona um chatbot, mas é importante entendermos como o mercado tem reagido em relação a esse tipo de comunicação.

Em uma pesquisa realizada pela Opinion Box e OctaDesk, realizada em maio de 2020, temos um panorama de como as empresas estão se organizando e como os consumidores veem a interação com os chatbots.

Um dado interessante mostra que 3 em cada 10 entrevistados já tiveram uma experiência com um robô de atendimento, ou seja, o uso dessa ferramenta tem sido cada vez mais comum.

Em relação a empresa, 36% já utilizam bots e 34% pretendem utilizar nos próximos meses. Os principais benefícios são: Agilidade e Diminuição no tempo de Resposta.

Um dado importante que vimos na pesquisa, é que, embora os consumidores já tenham tido uma experiência com robôs, 33% deles não tiveram uma boa experiência. Por isso, um chatbot precisa ser muito desenvolvido para que não entregue uma experiência negativa ao consumidor.

 

via GIPHY

Diferenciais UpBots

Pensando nessa experiência e na melhor entrega para as empresas, desenvolvemos um produto de chatbot.

O UpBots é uma solução de assistente de conversação inteligente e personalizado. Através dele você pode automatizar seus serviços de atendimento, FAQ e divulgação da marca.

Todos os nossos robôs são treinados para reconhecer interações através da inteligência artificial e Machine Learning.

Além do chat tradicional, é possível incluir áudios, cards, imagens, gifs, vídeos e outras mídias que tornam a conversa muito mais leve e de fácil compreensão.

Nossa entrega é feita com os seguintes serviços:

 

  • Plataforma Única

Os clientes recebem uma plataforma já pronta, escalável e personalizada para sua necessidade. Através dela você pode gerenciar seu chat e analisar métricas.

 

  • Gerenciamento Prático

Qualquer dado é registrado e facilmente editado, além de poder ensinar o bot a criar novas respostas.

O UpBots possui diversas vantagens que estão atreladas às necessidades da sua empresa. Com nossos bots, sua marca ganha em:

 

  • Diminuição de dúvidas

O atendimento funciona 24h e assim, as dúvidas dos clientes são sempre sanadas. Seu negócio estará sem ativo.

 

  • Aprendizado constante

Pelo fato de usar inteligência artificial, nosso sistema continua aprendendo após a programação de respostas. Assim, deixa a interação muito mais simples e direta.

 

  • Métricas

Com nosso sistema, todos os dados de resposta são registrados e facilmente você pode acompanhar o histórico de conversas com as principais dúvidas.

 

  • Equipe Dedicada

Todo o processo de programação, teste e implementação do sistema, é feito com uma equipe dedicada. 

Assim, na nossa entrega, toda a infraestrutura de servidores necessários para a execução do bot, bem como o suporte para instalação do chatbot, é fornecido pela UpperSoft.

 

Conclusão

O mercado de chatbot já é uma realidade. As empresas não param de investir em atendimentos personalizados que entreguem uma experiência positiva e tecnológica para seus clientes.

Para ter um chatbot com excelência, você precisa investir em um sistema que entregue a maior qualidade em tecnologia e em métricas.

Toda essa construção vai te auxiliar a pautar novos caminhos para sua empresa, dar voz para seus clientes, sanar dúvidas e agir de forma transparente com o mercado.

A UpBots é a solução ideal para isso. Uma equipe especializada e dedicada que vai entregar muito mais que um chatbot. 

Uma interação inteligente que será transformada em dados que só vão auxiliar no crescimento da sua empresa.

Saiba mais sobre sobre o UpBots e faça um orçamento: UPBOTS