O que você entende por tecnologia?

O que você entende por tecnologia? Para nós, que trabalhamos o dia inteiro com essa área, ela envolve o desenvolvimento de aparelhos que distribuem informações de forma cada vez mais veloz, abrangendo um número crescente de pessoas e realizando ações cada vez mais avançadas.

Mas, se você perguntar para uma pessoa de outro ramo, é bem possível que o indivíduo chegue a uma conclusão diferente sobre o assunto.

via GIPHY

A tecnologia pode ser tudo! Desde a televisão que fica na sua sala até os aviões mais velozes no céu. Várias coisas podem ser listadas como exemplo.

Então como fazer uma definição mais aproximada da realidade?

 

Conceitos

Quando perguntamos ao Google, a resposta é a seguinte:

  • teoria geral e/ou estudo sistemático sobre técnicas, processos, métodos, meios e instrumentos de um ou mais ofícios ou domínios da atividade humana (p.ex., indústria, ciência etc.).
  • técnica ou conjunto de técnicas de um domínio particular.

 

via GIPHY

A etimologia da palavra vem do grego e é separada em duas partes: “téchne”, que pode ser definido como arte ou ofício e “logia”, que significa o estudo de algo.

Assim, traduzindo, podemos dizer que a tecnologia é o uso de técnicas e do conhecimento adquirido para facilitar ou aperfeiçoar o trabalho, resolução de um problema ou execução de uma tarefa específica.

 

História

A tecnologia é mais antiga do que você pode imaginar. Mesmo sem conseguir definir uma data exata, é possível descobrir que os primeiros avanços humanos surgiram há mais de 50 mil anos. 

Há pessoas que consideram a descoberta do fogo, por exemplo, como um sinal do início dos avanços tecnológicos.

Os primeiros indícios de ferramentas criadas com pedra, identificados na Etiópia, é um marco que data mais de 2,5 milhões de anos.

Sendo assim, ferramentas básicas que foram criadas com materiais rústicos representam o que seria o período inicial da tecnologia.

via GIPHY

Ao longo da história, conseguimos identificar como o desenvolvimento tecnológico influenciou nossa evolução, como a utilização de madeira, descoberta do fogo e utilização do metal.

Na época medieval se destacam as tecnologias aliadas à engenharia, como o desenvolvimento das grandes cidades, estradas e evolução da exploração marítima, que acarretou na descoberta de outros continentes.

Fato é que a tecnologia está presente em nossas vidas desde os primórdios de nossa sociedade. Estamos sempre em busca de algo que possa agregar em nossas atividades e, de alguma forma, serem mais práticas.

 

O Futuro da Tecnologia

No século XX, alguns campos da tecnologia começaram a se destacar, como a tecnologia da informação. Com essa evolução a mudança gradual do tratamento ao assunto foi associada aos aspectos mais modernos e resultou em diversos novos campos da área.

via GIPHY

Hoje, podemos encontrar diversas novas ramificações. Nanotecnologia, computação, robótica e inteligência artificial são termos que estão sendo bastante discutidos no momento.

E é por isso que, atualmente, a tecnologia é sinônimo de aparelhos cada vez mais inteligentes, sofisticados e rápidos.