Desenvolvimento de Software Personalizado. Por que sua empresa precisa de um?

Desenvolvimento de Software Personalizado

Ter um software personalizado é um diferencial enorme para qualquer empresa que deseja se destacar no mercado. 

Mas algumas dúvidas podem surgir já que o desenvolvimento de um software pode demandar tempo, dinheiro e aptidão para de fato dar resultado para sua empresa.

Por isso, nós da UpperSoft vamos apresentar para você os principais motivos para ter um Software personalizado com rapidez, qualidade e sem dor de cabeça.

Antes disso, precisamos entender melhor o que é desenvolvimento de software, as linguagens, metodologias e etapas para a implementação do projeto, por isso, vamos passar pelos seguintes itens:

  • O que é desenvolvimento de softwares
  • Como Funciona na Prática?
  • Quais a linguagens utilizadas no desenvolvimento de um software?
  • Quais etapas para o desenvolvimento e implementação de um software personalizado?
  • 5 motivos para sua empresa ter um software personalizado
  • Por que escolher a UpperSoft?

 

O que é desenvolvimento de software?

Basicamente, desenvolvimento de software é a criação de programas de computação com objetivo de transformar uma necessidade do usuário em um produto.

Esse trabalho costuma ser feito por uma equipe de desenvolvedores que criam soluções através de linhas e mais linhas de códigos.

Quando utilizamos um software, obviamente não vemos os códigos, pelo trabalho da equipe de design Ui&Ux, que torna tudo mais fácil de mexer.

Os “devs” são especialistas em códigos com características diferentes, portanto, todo desenvolvimento precisa atender uma demanda pois as soluções são praticamente infinitas.

Portanto, em um projeto de desenvolvimento, além da programação existe muita coisa envolvida, como organização do projeto, design do produto, usabilidade, teste, homologação e implementação.

 

Como funciona na prática?

Um projeto de desenvolvimento começa com um gestor de projetos. É ele que vai entender a necessidade da empresa e apontar as diferentes equipes envolvidas no projeto.

Depois disso, antes de começar a escrever os códigos, a equipe de programadores define a linguagem apropriada para o projeto.

Essas linguagens são padrões de instrução que são reconhecidas em determinados sistemas e dispositivos.

Basicamente, o projeto pode ser construído para a web, ou para celulares Apple ou Android, até mesmo para sistemas específicos que a empresa já utiliza. São várias opções.

Além disso, a equipe de design Ui e Ux, começa a fazer os protótipos pensando na usabilidade do software.

Não é apenas a definição de cores, mas é um processo pensado e complexo que define posição de botões, cores, fontes e até as particularidades dos diferentes sistemas. Só assim, a experiência do usuários fica mais completa.

Depois disso, junto com a aprovação prévia do cliente, a equipe vai trabalhar em toda estruturação de troca de informações, desenvolvimento prático, teste de todas as funções, homologação e implementação.

 

via GIPHY

 

Quais a linguagens utilizadas no desenvolvimento de um software?

Antes de apresentar as linguagens mais utilizadas, vale ressaltar que existem diversas outras linguagens que são utilizadas. Veja algumas:

Java

Umas das linguagens mais utilizadas no mundo, principalmente em softwares empresariais e em desenvolvimento de aplicativos Android.

JavaScript

Diferente da linguagem Java, a JavaScript é muito utilizada principalmente pela equipe de frontend, na interatividade das aplicações.

Python

Linguagem muito recomendada para quem está começando a desenvolver. É um código aberto que pode ser utilizado no Big Data e de fácil aprendizado.

C++

É uma variação da linguagem C bem popular e softwares mais complexos.

PHP

Utilizada principalmente por backend e integração das informações de um software.

 

Quais etapas para o desenvolvimento e implementação de um software personalizado?

Para começar um projeto de desenvolvimento de software personalizado, algumas etapas precisam ser seguidas.

  • Objetivo do Software

Um desenvolvimento personalizado precisa nascer de uma necessidade real de sua empresa. 

Para isso, esse objetivo precisa estar bem claro durante todo o processo de desenvolvimento e precisa ser sempre revisitado quando for necessário.

  • Levantamento de Requisitos

Para saber a melhor forma de ganharmos tempo e economizarmos recursos, é importante saber o que a empresa em relação a softwares e tecnologia.

Antes de começarmos a programação, precisamos entender como a empresa já trabalha e desenvolver de uma maneira que seja facilmente adaptável.

  • O que precisa ter no software

Aqui entra todas as ideias que a empresa já tem, o que deve ter e o que não pode faltar no software a ser desenvolvido.

Essa reunião de dados é importante para entendermos o esforço necessário para o desenvolvimento.

  • Análise de Requisitos

Com as informações anteriores na mão, nossa equipe irá planejar o que precisa ser feito e quais os recursos necessários para a produção do software.

Aqui toda a equipe será definida e será levantado os custos de outros recursos caso seja necessário.

  • Produção

Só depois de cumprir as outras etapas que a equipe de desenvolvedores começa a trabalhar na programação e design do software

  • Teste

Antes da implementação, o software passa por uma equipe de teste que irá fazer uma análise super descritiva do projeto, testando toda a usabilidade e cada detalhe do projeto.

  • Implementação

Depois de cumprir as etapas, o software está pronto para ser lançado e passar por mais um período de testes já com clientes reais. 

Só depois que o software é devidamente testado durante um tempo, que o projeto é entregue.

 

via GIPHY

 

5 motivos para sua empresa ter um software personalizado

Agora, com tantas opções no mercado, por que sua empresa precisa de um software totalmente personalizado?

Depois de entender todo o processo de desenvolvimento de um software, resolvemos listar 05 motivos para você fazer um projeto com a cara da sua empresa.

1-Entendimento do Negócio

Ao trabalhar com software personalizado, a primeira grande vantagem que sua empresa vai ter é o controle do seu negócio.

Diferente de softwares contratados, um projeto personalizado tem a vantagem de ser montado desde o começo por uma equipe que sabe realmente do que você precisa.

Não existe uma solução pronta que atenda todas as demandas de todas as empresa e ter uma equipe desenvolvendo algo para você, é uma grande vantagem.

2-Maior controle

Só pelo fato de sua empresa estar envolvida desde a concepção do projeto, fica fácil de controlar todas os detalhes do software.

Cada detalhe de um projeto personalizado, pode ser adaptado e desenvolvido para atender uma necessidade apenas sua e você tem total controle sobre isso, podendo participar de todo o processo.

3-A cara da sua empresa

Ter um projeto personalizado significa colocar a identidade da sua empresa em um software apenas seu.

Ao invés de trabalhar com produtos iguais ao do concorrente, sem poder mexer em detalhes visuais, ou com um custo muito alto, um projeto personalizado te destaca por ter a cara da sua empresa.

4-Adaptação a sua necessidade

Ao contratar softwares prontos, sua empresa corre o risco de sofrer com a adaptação do produto com a tecnologia que sua empresa já trabalha.

Um software personalizado já atende essa necessidade no começo do projeto, pois nossa equipe desenvolve o produto de acordo com as tecnologias já utilizadas em sua empresa. 

5-Custo 

Embora pareça uma solução mais barata, softwares prontos podem sair muito mais caros do que um software personalizado.

Além da necessidade de manter um pagamento mensal alto para utilizar um software pronto, sua empresa ainda pode sofrer com a aplicação de mais recursos para adaptar um software à sua necessidade.

Já em um produto personalizado, o pagamento é feito apenas uma vez e a entrega é feita sem complicações ou a necessidade de novas tecnologias para a implementação.

Softwares próprios ainda carregam a vantagem de não ficar atrelados a taxas e compensações diversas.

 

Por que escolher a UpperSoft?

 

A UpperSoft, como desenvolvedora de softwares personalizados, é entregar o melhor produto para nossos clientes.

Nossa equipe é altamente qualificada e já tem uma experiência em diversas áreas de desenvolvimento.

Desde o começo do projeto, o cliente participa de tudo, opinando e dando todo o retorno necessário para entregarmos um software de qualidade.

Todo nosso processo é transparente e com contato direto com quem está trabalhando na prática com o software.

Somos Upper. Somos UpperSoft.