Quais as contribuições da tecnologia para a saúde?

Que a tecnologia se faz presente em maior parte da nossa vida já sabemos. Mas você já parou para pensar como seria nossa sociedade sem os avanços que este advento nos trouxe?

Sem meios de pesquisas rápidas, televisão, telefone, celular, internet… e por aí vai.

E na área de saúde? Sem as vacinas, antibióticos, próteses, transplantes e inúmeros outros avanços, com certeza ainda estaríamos longe de conseguir a cura para doenças que, hoje, são erradicadas ou controladas. 

Atualmente, é nítido que a influência da tecnologia na medicina tem ajudado a melhorar a qualidade de vida da sociedade.

Além disso, os recursos tecnológicos que possuímos hoje são extremamente úteis para tornar a prática médica mais simples e rápida. Desse modo, pacientes, médicos e hospitais podem desfrutar da influência da tecnologia na medicina.

Confira abaixo algumas contribuições que a tecnologia trouxe para a área da saúde.

 

Agendamentos Online

Alguns hospitais e clínicas já oferecem o agendamento online. Essa ferramenta permite que os horários sejam agendados de qualquer local ou hora do dia pelos pacientes.

Dessa forma, o agendamento fica acessível e fácil, já que a pessoa não precisa marcar sua consulta somente em horário comercial ou competir com outras ligações. 

Por fim, também é possível enviar lembretes das consultas e exames com as notificações de push, por e-mail ou SMS.

 

Cirurgias Robóticas

Um dos maiores avanços da tecnologia na medicina, que está se destacando no Brasil, é a cirurgia robótica. O procedimento é indicado para cirurgia delicadas, onde o espaço para atuação é limitado.

O braço robótico possui acessórios como pinças e câmeras, que são controlados pelo cirurgião e permite que os movimentos sejam mais precisos. 

Além disso, com o auxílio dessa tecnologia é possível realizar incisões pequenas, de cerca de 1cm, que é extremamente benéfico para o paciente e sua recuperação. Dessa forma, a técnica é minimamente invasiva.

 

Impressoras 3D

As impressoras 3D estão desempenhando um papel incrível no desenvolvimento das tecnologias voltadas para a saúde. Isso porque ela permite “imprimir” protótipos de cartilagem humana resistente, próteses para braços e pernas, vasos sanguíneos e até células-tronco embrionárias.

 

Aplicativos

Com diversas funcionalidades, o mundo dos aplicativos é infinito. Seja para acompanhar alguns dados da sua saúde ou entrar em contato com hospitais e clínicas, os app’s são uma solução tecnológica perfeita para a sociedade moderna.

 

Gestão hospitalar

A automação dos processos é uma das maiores eficiências quando o assunto é gestão hospitalar, pois simplifica as tarefas e reduz drasticamente as burocracias para solicitações entre médicos e pacientes.

No caso dos pacientes ainda é possível acrescentar mais um benefício que é a agilidade na marcação de consultas e rapidez no acesso aos resultados de exames. Sendo assim, consequentemente, o acesso aos serviços de saúde torna-se mais satisfatório para todos.

 

E como a Upper pode te ajudar quando falamos de saúde?

A Upper oferece um produto exclusivo chamado de UpMed. Nele é possível ter uma gestão hospitalar completa.

Agendamentos online, triagem e teleatendimento são algumas das principais funções da nossa plataforma. É um sistema totalmente pensado para médicos, hospitais e clínicas. 

Nele também é possível ter uma base de dados completa que gera os relatórios necessários para um acompanhamento de todos os detalhes.

Além disso, ao escolher o UpMed você está optando por automatizar os seus processos e diminuir o fluxo de pessoas no ambiente. Em momentos de pandemia, essa é uma solução eficaz ao combate da proliferação do vírus Covid-19.