
Todo mundo fala que sua empresa precisa de um e-commerce. Mas você já parou pra pensar como isso é realmente importante e como a Era do MarketPlace vai impactar suas vendas nos próximos anos?
Quando o assunto é “vendas on-line”, a atualização do catálogo de produtos e clareza nas informações sobre preço e prazos de entrega são fundamentais para o e-commerce da sua empresa.
Antes de começar, é sempre importante relembrar: e-commerce, ou comércio eletrônico, é um projeto de engenharia de dados e design de usabilidade (UX) pensado e desenvolvido com um único fim: atender os clientes que desejam comprar. Até aqui ok, certo?
Porém, em um projeto de e-commerce, a engenharia de vendas online nem sempre tem a devida atenção. E essa é uma etapa fundamental de qualquer operação de comércio eletrônico.
A coordenação de processos de logística, tanto de entrega como de despacho, é uma tarefa inerente a qualquer negócio. Por que seria diferente no e-commerce, não é mesmo?
Você sabia que as vendas on-line têm um segredo?
O grande segredo nas vendas online é conseguir uma integração suficiente entre os processos, que possibilite um fluxo rápido e eficiente de pedidos, visando o melhor padrão de atendimento possível em uma loja virtual, um dos principais diferenciais neste segmento.
O e-commerce é um conceito extensível a qualquer tipo de negócio ou transação comercial que implique transferência de informação através da internet. O comércio eletrônico é atualmente um dos mais importantes fenômenos da internet em ascensão sendo que o mesmo possibilita aos consumidores negociarem bens e serviços eletronicamente sem barreiras de tempo ou distância.
O e-commerce surge como um importante aditivo ao modelo de negócio convencional, ajudando a impulsionar as vendas a alcançar um público diferente. É ainda considerado uma ferramenta de marketing na divulgação de marcas e dos produtos e serviços associados.
B2B – os negócios entre empresas ou Business to Business
B2C – os negócios que se dirigem aos consumidores ou Business to Consumer
E por que sua empresa precisa de um e-commerce?
Porque em um e-commerce, você tem:
- Canal de vendas dinâmico, versátil e personalizado;
- Exploração de novas oportunidades de negócios;
- Eliminação das barreiras de localização e tempo;
- Automatização do sistema de vendas;
- Facilidade na transmissão de informações sobre produtos e marca;
- Custo operacional reduzido;
- Facilidade de acesso aos produtos.
Se no mercado físico as vendas merecem toda atenção possível, no mercado on-line não é diferente. Precisamos destacar atenção a questões simples e inerentes a qualquer operação comercial, seja ela física ou on-line.
O que determina uma boa venda on-line:
- O catálogo de produtos deve estar atualizado;
- As informações de contato devem estar presentes e em local bem visível;
- A informação sobre cada produto deve ser clara e objetiva;
- Devem-se evitar pop-ups, tentativas de captação de e-mails entre outras técnicas de marketing mais agressivas;
- A informação sobre o preço deve incluir todas as taxas e custos inerentes à compra de forma a não causar dúvida ao consumidor;
- Em termos de pagamento e por questões de segurança para ambas as partes, deve-se evitar o uso de cartões de crédito. Assim, o recurso a métodos de pagamento como o paypal ou similares torna-se fundamental;
- Parcerias bem consolidadas com fornecedores;
- Sistemas de administração de estoques eficientes;
- Integração entre a plataforma de E-commerce e sistemas de gestão de estoques;
- Sistema de entrega eficiente e transparente;
- Boa estrutura de logística reversa.
Numa plataforma e-commerce, o cliente é apresentado a uma ampla linha de produtos em cliques. Desta forma, ele se sente motivado a realizar uma compra baseado em seus interesses.
A qualidade apresentada pela loja virtual e a confiança que ela transmite é fundamental para a conclusão da venda. Com isso, a facilidade de navegação na ferramenta tem muito mais peso.
Nota importante: o e-commerce não deve ser o único meio de contato com os clientes.
(…) devem ser usados outros meios na divulgação dos produtos e serviços prestados. No entanto, é preciso encarar o e-commerce como mais uma importante ferramenta entre muitas que estreitam o relacionamento com o cliente.
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