A ERA DO MARKETPLACE: POR QUE SUA EMPRESA PRECISA DE UM E-COMMERCE?

Por que sua empresa precisa de um e-commerce

Todo mundo fala que sua empresa precisa de um e-commerce. Mas você já parou pra pensar como isso é realmente importante e como a Era do MarketPlace vai impactar suas vendas nos próximos anos? 

Quando o assunto é “vendas on-line”, a atualização do catálogo de produtos e clareza nas informações sobre preço e prazos de entrega são fundamentais para o e-commerce da sua empresa. 

Antes de começar, é sempre importante relembrar: e-commerce, ou comércio eletrônico, é um projeto de engenharia de dados e design de usabilidade (UX) pensado e desenvolvido com um único fim: atender os clientes que desejam comprar. Até aqui ok, certo? 

Porém, em um projeto de e-commerce, a engenharia de vendas online nem sempre tem a devida atenção. E essa é uma etapa fundamental de qualquer operação de comércio eletrônico.

A coordenação de processos de logística, tanto de entrega como de despacho, é uma tarefa inerente a qualquer negócio. Por que seria diferente no e-commerce, não é mesmo?

Você sabia que as vendas on-line têm um segredo? 

O grande segredo nas vendas online é conseguir uma integração suficiente entre os processos, que possibilite um fluxo rápido e eficiente de pedidos, visando o melhor padrão de atendimento possível em uma loja virtual, um dos principais diferenciais neste segmento.

O e-commerce é um conceito extensível a qualquer tipo de negócio ou transação comercial que implique transferência de informação através da internet. O comércio eletrônico é atualmente um dos mais importantes fenômenos da internet em ascensão sendo que o mesmo possibilita aos consumidores negociarem bens e serviços eletronicamente sem barreiras de tempo ou distância.

O e-commerce surge como um importante aditivo ao modelo de negócio convencional, ajudando a impulsionar as vendas a alcançar um público diferente. É ainda considerado uma ferramenta de marketing na divulgação de marcas e dos produtos e serviços associados.

B2B – os negócios entre empresas ou Business to Business

B2C – os negócios que se dirigem aos consumidores ou Business to Consumer

 

E por que sua empresa precisa de um e-commerce?

Porque em um e-commerce, você tem: 

  • Canal de vendas dinâmico, versátil e personalizado;
  • Exploração de novas oportunidades de negócios;
  • Eliminação das barreiras de localização e tempo;
  • Automatização do sistema de vendas;
  • Facilidade na transmissão de informações sobre produtos e marca;
  • Custo operacional reduzido;
  • Facilidade de acesso aos produtos.

Se no mercado físico as vendas merecem toda atenção possível, no mercado on-line não é diferente. Precisamos destacar atenção a questões simples e inerentes a qualquer operação comercial, seja ela física ou on-line.

O que determina uma boa venda on-line:

  • O catálogo de produtos deve estar atualizado;
  • As informações de contato devem estar presentes e em local bem visível;
  • A informação sobre cada produto deve ser clara e objetiva;
  • Devem-se evitar pop-ups, tentativas de captação de e-mails entre outras técnicas de marketing mais agressivas;
  • A informação sobre o preço deve incluir todas as taxas e custos inerentes à compra de forma a não causar dúvida ao consumidor;
  • Em termos de pagamento e por questões de segurança para ambas as partes, deve-se evitar o uso de cartões de crédito. Assim, o recurso a métodos de pagamento como o paypal ou similares torna-se fundamental;
  • Parcerias bem consolidadas com fornecedores;
  • Sistemas de administração de estoques eficientes;
  • Integração entre a plataforma de E-commerce e sistemas de gestão de estoques;
  • Sistema de entrega eficiente e transparente;
  • Boa estrutura de logística reversa.

Numa plataforma e-commerce, o cliente é apresentado a uma ampla linha de produtos em cliques. Desta forma, ele se sente motivado a realizar uma compra baseado em seus interesses. 

A qualidade apresentada pela loja virtual e a confiança que ela transmite é fundamental para a conclusão da venda. Com isso, a facilidade de navegação na ferramenta tem muito mais peso. 

Nota importante: o e-commerce não deve ser o único meio de contato com os clientes.

(…) devem ser usados outros meios na divulgação dos produtos e serviços prestados. No entanto, é preciso encarar o e-commerce como mais uma importante ferramenta entre muitas que estreitam o relacionamento com o cliente.

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