O que é Govtech?

GovTech - Banner Blog

GovTech é o nome dado a startups que, associadas a governos, promovem a transformação na administração pública trazendo soluções inovadoras para problemas de gestão governamental.

As ferramentas desenvolvidas por GovTechs trazem diversos benefícios quando adotadas por governos, otimizando a gestão, processos, produtos e serviços oferecidos. 

Tais ferramentas podem auxiliar nos mais diversos segmentos e órgãos governamentais eliminando burocracias, reduzindo prazos, proporcionando eficiência e transparência no uso de recursos públicos. 

 

O QUE DIFERENCIA UMA STARTUP NORMAL DE UMA GOVTECH? 

Startups geralmente tem como foco principal um modelo de negócios de baixo custo de manutenção e grande potencial de crescimento e geração de lucro, assim tendo uma solução repetível, ou seja sem necessidade de adaptações ou customizações para cada cliente, a empresa consegue acumular mais clientes crescendo rapidamente em receita enquanto os custos crescem mais lentamente. 

As GovTechs tem como objetivo melhorar a vida do maior número de pessoas possível trazendo inovações tecnológicas que suprem demandas governamentais, tendo entidades públicas como clientes seus serviços e/ou produtos são aplicados no setor que mais impacta a vida das pessoas. 

Portanto suas soluções são expandidas atingindo o grande público, consequentemente enfrentando desafios mais complexos ao trazer melhorias aos cidadãos. 

Os benefícios de usar serviços desse segmento de startups se estendem nos mais diversos meios como:

  • Aprovação pública dos cidadãos, que passam a ter uma experiência positiva de interação com o governo;
  • Promoção de transparência governamental;
  • Comunicação mais clara entre Estado e população;
  • Diminuição de burocracia e digitalização de processos.

O fato é que independente do objetivo final GovTechs mantém os valores das startups de buscar soluções com o uso de ferramentas digitais que podem ser replicadas em diferentes contextos, gerando impacto e crescimento.

 

DESAFIOS ENCONTRADOS 

Apesar dos resultados positivos que as GovTechs apresentam ainda há um grande bloqueio na parceria entre estas e governos locais, muitos gestores públicos ainda não enxergam as possibilidades que se abrem com a contratação de produtos e serviços de base tecnológica. 

Outro desafio são as dificuldades para efetivação de contratos decorrentes de uma legislação atrasada que ainda não acompanhou o fluxo de desenvolvimento de serviços públicos atrelados à tecnologia. 

Mesmo enfrentando desafios, as GovTechs seguem trazendo inovação e tendem a crescer e impactar o mercado ainda mais uma vez que se modernizem as legislações de compras públicas. 

 

Govtech
Saiba o que é govtech

 

UPCITIES – PLATAFORMA PARA CIDADES

A UpperSoft tem uma solução GovTech. Uma plataforma completa para cidades. Entregamos um app com um sistema completo para gestão municipal.

Pelo App o cidadão consegue acessar os serviços da cidade, tudo integrado pela plataforma e controlado pela prefeitura.

Saiba mais aqui.