COMO VENDER MAIS USANDO A INTERNET

Como vender online

A pandemia fez o Brasil ter um crescimento histórico no faturamento de vendas online em 2020. Crescer 41% com mais de 194 milhões de pedidos feitos por consumidores brasileiros no ano (InfoMoney).

Se você é dono de uma loja, seja ela qual for, com certeza já sentiu o desejo ou então já investe nas vendas online.

Sempre que isso acontece, várias dúvidas surgem. Como organizar minhas vendas? Qual plataforma usar? Como diminuir os custos de taxas? Como atrair novos clientes pela internet?

Por isso separamos algumas dicas para te ajudar a vender:

  1. Organize seus produtos
  2. Tenha um funil de vendas
  3. Facilite o acesso ao seu catálogo de produtos
  4. Entenda seu cliente
  5. Converse com seu cliente
  6. Diminua suas taxas!

Nosso objetivo sempre foi criar tecnologias para ajudar a empresas expandirem seus próprios negócios, portanto, vamos às dicas:

 

Organize seus produtos

O primeiro passo para começar a vender online é organizar seus produtos. Pense no seu site ou catálogo como uma vitrine. 

Hoje a venda está cada vez mais visual. Pessoas sempre pesquisam os pratos que vão escolher através de fotos no instagram ou até em pesquisa do Google.

Portanto, invista em fotos de qualidade, principalmente se você vende alguma coisa na área de alimentação ou moda.

Ter uma embalagem com uma qualidade diferenciada, ter um produto bem feito e principalmente bem apresentado, faz toda diferença.

 

Tenha um funil de vendas

Agora que você criou seu catálogo e tem fotos bacanas dos seus produtos, chegou a hora de pensar em como vender.

O primeiro passo é rabiscar um funil de vendas, mas primeiro, o que é um funil de vendas?

Funil de vendas é um conceito que pretende esquematizar todo o processo de compra, desde o momento da comunicação até a compra efetiva. 

Como nesse processo sempre existe desistências, acontece um padrão de ‘afunilamento’, por isso o nome do processo.

Parece complicado, e talvez você precise de uma ajuda, mas um esboço já vai te dar uma sensação de controle e vai te ajudar a escolher as ferramentas certas.

Pegue um papel e pense primeiro nos canais de comunicação. Faça o papel de cliente da sua loja. Qual o primeiro passo para descobrir sua loja?

Depois disso, como posso segurar esse cliente? E depois, como fidelizar? Faça essas perguntas e anote. Em cada etapa crie uma resposta para cada pergunta.

 

Facilite o acesso ao seu catálogo de produtos

Tudo bem, para vender na internet você vai precisar de um link de acesso, com certeza, mas será que só isso serve?

Bom, lembre sempre que os consumidores devem fazer o mínimo de esforço possível para conseguir finalizar a venda. E o que isso significa?

Significa que seus produtos devem ser encontrados com facilidade, com no máximo 2 cliques. Por isso, ao fazer uma campanha, direcione o seu cliente para o que interessa. Não adianta dar uma de esperto e tentar direcioná-lo para outra página, primeiro entregue a informação para depois capturá-lo.

Invista em links que você pode medir o acesso. Uma excelente ferramenta é o linktr.ee, que funciona como um agregador de link para você colocar na bio do instagram, por exemplo.

Por ele você pode direcionar seus clientes para áreas específicas do seu catálogo, ou então para iniciar uma conversa com você.

Além disso, o linktr.ee possui um dashboard para você acompanhar o acesso e saber qual informação está com a performance melhor.

 

Entenda seu cliente

Agora que sua loja está organizada, seu funil de vendas está pronto e seu cliente pode comprar com você facilmente, chegou a hora de pesquisar bastante seu público-alvo.

O sonho de todo negócio (e o erro também) é vender para todo mundo, mas isso não acontece. Toda empresa precisa entender qual segmento que você é forte, onde seu produto realmente é relevante.

Para saber sobre isso, pesquise bastante e nunca pare de pesquisar. Você precisa pensar como seu cliente e saber do que ele gosta, onde ele vive, como reage as novidades na internet.

Isso vai te ajudar a criar uma comunicação próxima com seu cliente, além de te ajudar a escolher a rede social mais vantajosa para investir em conteúdo e em quais canais investir seu suado dinheiro de mídia.

 

Converse com seu cliente

Não é só fazer todos os passos acima, pegar 10M de reais e começar a investir em mídia digital. O resultado desse tipo de estratégia vai acabar falindo seu negócio.

Quer um resultado verdadeiro, estável e sem gastar muito dinheiro? Invista em redes sociais e em conteúdo orgânico.

Se seu público gosta de dancinhas no tiktok, comece a ensaiar uns passos. Se seu público gosta de reviews de tecnologia, invista nisso, converse com influenciadores e comece a produzir o seu conteúdo.

Enfim, aqui você pode viajar (dentro daquilo que seu público espera, óbvio) e tente, muitas vezes, até você acertar.

Ah, lembre-se de se organizar. Tenha um planejamento de conteúdo e preveja algumas ações em datas relevantes para seu público. Invista em ferramentas para te ajudar na gestão de mídia (mLabs, Etus…) e preste atenção nos dados que essas ferramentas te passam.

 

Diminua suas taxas!

Agora que começou a vender, você vai perceber que a maioria das ferramentas de entrega ou de gestão, vão te cobrar taxas (algumas realmente abusivas).

Por isso, coloque esses custos na ponta do lápis. Tenha um planejamento e reduza o máximo possível.

Por isso que lançamos a UpMarket, para te ajudar em todos esses pontos. A UpMarket é um catálogo completo, com fotos e organizado de uma maneira intuitiva para seus clientes.

Com ele você gera um link próprio para divulgar para seus clientes e pode ser organizado em categorias à sua escolha.

Tudo feito através de um painel administrativo e totalmente gratuito! É isso mesmo. Não cobramos taxa porque toda a venda é feita diretamente no whatsapp da sua loja. Todas as vendas não passam pelo nosso sistema, te dando total controle.

Além disso, disponibilizamos um QR Code para você trazer toda a experiência do catálogo digital para a sua loja física. Tudo em uma única ferramenta.

Por isso, acesse o link e crie sua loja! www.uppersoft.com.br/upmarket e boas vendas!