Como e porque sua empresa deveria usar o Whatsapp Business

Imagem capa Whatsapp Business

O Brasil é um dos países que mais utiliza o Whatsapp no mundo. Muitos brasileiros já trocaram a fonte de informação em sites e portais por compartilhamento de notícias no app.

De acordo com a pesquisa realizada pelo Global Mobile Consumer Survey Brasil, 80% dos brasileiros usam o Whatsapp pelo menos uma vez a cada hora.

Outro ponto levantado pela pesquisa, é que a maioria das pessoas usam o aplicativo para falar com empresas e pesquisar sobre produtos. Por isso, para uma empresa, estar fora do Whatsapp não é bom sinal, principalmente se for um estabelecimento que preza pelo relacionamento e bom atendimento ao consumidor.

Lojas, restaurantes e até e-commerce, já utilizam essa ferramenta para retirar dúvidas, atualizar sobre entregas e até fechar vendas através dessa plataforma.

Pensando nisso, o Whatsapp lançou há algum tempo atrás, o Whatsapp Businness, que traz algumas vantagens para as empresas que pretendem usar o app como instrumento de venda e atendimento ao cliente.

Por isso, resolvemos levantar algumas vantagens e como fazer a integração do seu negócio para o Whatsapp Business e no final do texto, temos uma dica para melhorar ainda mais o seu negócio.

 

Diferença Whatsapp e Whatsapp Business

O Whatsapp que estamos acostumados a usar no dia a dia, tem diferenças fundamentais para o Whatsapp Business (WB).

Logo de cara, o cadastro do WB é feito em outro app. Ou seja, no mesmo celular, podem estar cadastrados 2 Whatsapps, porém com números diferentes.

IMPORTANTE – Não utilize o mesmo número do seu Whatsapp, só é possível ter 01 número para cada tipo de Whatsapp.

Um ponto interessante, é que o WB pode ser cadastrado em um número fixo, e todo o registro é feito por voz.

Outro ponto, é que ao conversar com uma conta Business, o usuário receberá um aviso automático informando que a conversa que ele está tendo é com uma conta comercial.

O Menu do WB é diferente, ele tem a opção de colocar uma descrição do negócio, endereço, e-mail e site de contato, além de poder adicionar um catálogo.

Um ponto de destaque é uma espécie de chatbot, simples mas que ajuda. Pela conta do WB, você pode colocar mensagens de boas-vindas e até automatizar certas respostas baseadas em palavras-chave.

Lembando, não é um chatbot com inteligência virtual, e caso queira saber mais sobre isso, veja nossa matéria sobre isso aqui.

 

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Vantagens Whatsapp Business

Ao analisar as diferenças do WB, muitas vantagens já se destacam. 

 

Profissionalização da Marca

Uma das maiores vantagens é profissionalizar sua marca. Ao conversar com uma conta comercial, o usuário já vê com outros olhos sobre aquela empresa.

Além disso, a mudança de app ajuda na organização da empresa, e com a vantagem de usar o número fixo para gerenciar o atendimento.

 

Descrição e Contatos

O Campo de descrição de negócio e a possibilidade de colocar mais informações de e-mail e telefone e site, ajuda a gerar mais tráfego para esses canais.

Isso vai dar muito mais informação principalmente para novos contatos. Deixa sua marca em maior evidência e dá mais força para sua marca crescer.

 

Catálogo Comercial

O catálogo é um diferencial e tanto para o WB. Ter em um ambiente único, todas seus produtos ou serviços, é uma forma simples de mostrar muito mais sobre sua empresa.

 

‘Chatbot’

Dentro do WB você pode colocar respostas rápidas, numa espécie de ‘chatbot’. Apesar de não ser muito inteligente, é uma forma muito prática de automatizar respostas e não deixar seu cliente esperando.

Nele também é possível colocar algumas respostas baseadas em alguns termos. A construção disso é bem simples e pode ajudar.

 

Etiquetas

No WB é possível organizar suas conversas com etiquetas, para ajudar na organização da conversas. Pode ser muito útil para empresas que trabalham com muitas interações em áreas diferentes.

 

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Como fazer e começar a usar o Whatsapp Business

Os passos para o cadastro no Whatsapp Business são bem simples e bem parecido com a inscrição no Whatsapp normal.

Vamos ao passo a passo:

 

1. Baixar o app

Entre na loja do seu celular e baixe o aplicativo Whatsapp Business. 

 

2. Registro

Depois disso, registre o número que será utilizado como contato comercial. Você pode usar o número que está no seu celular ou outro número. Lembrando que se for usar um número já registrado no Whatsapp, esse número será apenas Business.

Clicando em “usar outro número”, coloque o telefone que será usado. Se quiser, pode registrar um telefone fixo. Feito isso, o Whatsapp vai pedir uma confirmação que pode ser recebido por mensagem ou por ligação.

IMPORTANTE – No caso de registro em telefone fixo, peça para receber a confirmação por ligação, por mensagem não funcionará.

 

3.Dados

Feito isso, coloque o nome da sua conta comercial, atualize a foto e adicione as informações de site, e-mail e descrição do negócio.

Para criar o catálogo, basta acessar o menu de perfil e selecionar a aba catálogo.

 

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Dicas para usar o Whatsapp Business

Para deixar seu negócio ainda mais profissional, selecionamos algumas dicas para colocar em prática utilizando o Whatsapp Business.

 

Horário de Atendimento

Deixe claro para seu cliente, o horário de funcionamento do atendimento. Isso vai te permitir gerenciar melhor as interações sem gerar nenhum problema maior com seus clientes.

 

Use áudio com moderação

Embora seja mais prático utilizar mensagens através de áudio, evite utilizar em uma conta comercial. Pode ser ruim para quem recebe e caso a pessoa não possa ouvir, você acaba perdendo a interação.

 

Use Emoticons, mas com cuidado

O uso de emoticons pode ajudar na hora de passar uma informação, e uso das ‘carinhas’ deixa a mensagem mais leve. Mas não exagere, pode atrapalhar no entendimento da interação.

 

Etiquetas

Use bem as etiquetas disponíveis no WB. Isso vai te ajudar na hora de saber como tratar aquele cliente. Uma forma legal é colocar as cores de acordo com a etapa do funil em que o cliente está.

Assim sua interação vai ser mais assertiva e pode evitar problemas de falar coisas que não convém.

 

Grupos 

Embora facilite bem a comunicação, nunca coloque pessoas em grupos que não foram convidadas. O ideal é enviar um convite com o link do grupo para a própria pessoa se inscrever. Assim, não gera desgaste.

 

Lista de Transmissão

Outra coisa que precisa de atenção, são as listas de transmissão. Na mensagem, deixe claro que se trata de uma texto enviado para várias pessoas. Assim, não gera um desgaste desnecessário com o cliente.

 

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Dica Bônus!

Quer gerar mais interação de venda para seu Whatsapp? Separamos a dica mais importante para o final.

Use o UpMarket Cardápio Digital. É uma plataforma gratuita criada pela UpperSoft para você gerenciar seu cardápio totalmente digital.

Funciona assim: Você acessa nosso site, cria sua conta e coloca todas as informações do estabelecimento. Aí vai de acordo com a sua criatividade. Adicione foto dos menus, preço, condição e descrição.

Depois disso, você consegue gerar um QR Code para imprimir e colocar no estabelecimento. Ou então, pode usar um link para compartilhar nas redes sociais.

O cliente vai acessar seu cardápio, escolher o prato, e logo após esse processo todo, ele será encaminhado diretamente para o seu whatsapp, já com todas as informações para concluir o pedido.

Assim, de uma maneira simples, tecnológica e gratuita, você pode gerar um tráfego muito mais direto para você trabalhar em seu Whatsapp Business.

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