05 erros comuns que podem te atrapalhar a vender mais

Banner 05 erros comuns

Sim. A internet é uma excelente ferramenta para ajudar você a vender mais, disso todo mundo sabe (espero). Mas existem erros muito comuns que muitas pessoas cometem sem saber e que podem atrapalhar na hora de fechar um negócio.

Separei alguns deles, que acredito serem mais críticos no caminho de convencimento do cliente, seja ele de que segmento for. 05 delas são:

  • Falta de target
  • Mídia distribuída de qualquer jeito
  • Sem clareza na comunicação
  • Sem atualização
  • Não usar a tecnologia como aliado

Dentro do comportamento do consumidor, existem etapas claras que precisam ser respeitadas. Essas etapas vão desde a divulgação, passando pelo convencimento, a compra e até o pós-venda.

Vamos focar aqui nas etapas de divulgação e convencimento, mas todas as etapas devem ser lembradas se quiser aumentar suas vendas.

 

O Cliente é Rei

Já cansamos de ouvir que o cliente é rei, e essa frase realmente tem seu lugar. Mas devemos tomar cuidado para não ficar refém de opiniões muito específicas dos clientes e acabar perdendo a identidade de marca.

Calma, não estou dizendo que a opinião do cliente não é para ser ouvida, sem extremos. O ideal é ter uma marca com personalidade. Uma persona que manda no seu tom de comunicação e de como você fala. 

Aí sim, dentro desses limites, o cliente precisa ser ouvido da melhor forma possível. Ele é rei de um pequeno reino, se é que me entende. Escute, crie um vínculo com ele que no final, tudo vai valer a pena.

Marca com personalidade

Não vou aprofundar muito nesse assunto, mas antes de listar os problemas, preciso levantar um ponto que é muito importante.

Para começar a divulgar uma marca, o mais importante é ela ter uma cara. Não estou falando aqui da sua cor e da sua logo. O que quero dizer, é cara mesmo. 

Faça um exercício de criar uma personalidade para sua marca. Um jeito de falar, um jeito de ouvir, um jeito de se vestir, tudo que possa ser percebido pelos seus clientes e que ele possa se identificar. 

Dito isso, podemos partir para os erros que muitos cometem e que podem ser ‘facilmente’ contornáveis.

 

Falta de Target

Você conhece seu cliente? Não estou falando do seu amigo que compra com você desde o dia que abriu a loja, estou falando de ‘todos’ os seus clientes.

Sim, você precisa conhecer seus clientes. “Mas como vou conhecer todo mundo Bottini?”. Calma, vou explicar.

Target, nada mais é que ‘alvo’. Esse termo vem da gringa para definir o alvo das suas campanhas. Quer dizer que na hora de vender, você precisa pensar nesse target. 

Aliás, não só na hora da venda, mas na criação de um produto, de um post, de um garotx-propaganda, seja lá o que for.

É isso que quero dizer ao conhecer seu cliente. Defina quem ele é, na sua maioria. Quantos anos ele têm, onde eles vivem, o que eles comem.

Um jeito bem prático de fazer isso é por pesquisa. Pode ser uma coisa simples, uma folhinha de papel no seu estabelecimento, com perguntas básicas. 

Você pode dar uma observada no movimento da sua loja e fazer um cadastro simples dos seus clientes. No final do mês já vai dar pra ter uma ideia legal desse tal de target. Vai na fé, isso ajuda demais.

Mídia distribuída de qualquer jeito

Bom, você tem um target, agora me diz, pra que gastar dinheiro se não for pra falar com seu cliente? 

Esse é um erro bem comum. Temos a ideia de que todo mundo consome a mesma coisa que a gente. Tomem cuidado. Não precisa fazer comercial no Jornal Nacional para falar com seu público.

Depois de definido o seu target, defina os canais de comunicação onde eles estão. Faz uma pesquisa com alguns clientes-chave. Converse com eles. 

Será que vale a pena estar em TODAS as redes sociais? Será que vale a pena estar na TV? Rádio? Outdoor? Pesquise bastante, mas não deixe de fazer. 

Uma dica, existem especialistas nessa área de mídia. Melhor investir em uma pessoa para te ajudar a economizar. Não vai gastar sem pesquisa. Fica esperto.

 

Sem clareza na comunicação

Beleza, temos o target, temos os canais de comunicação e agora precisamos criar as peças. Mais um problema.

Existem 2 erros bem comuns nessa etapa. 

  • Fazer a peça de qualquer jeito.

Não estou falando de beleza, mas existem algumas regras que precisam ser respeitadas. Tudo está envolvido com seu target. 

Invista em um pessoal que saiba fazer um design que fale com seu cliente. Confie nisso. Pense sempre nele, não no seu gosto pessoal. Lembra que até o comercial do Dollynho tem seu valor.

  • Esconder o jogo com medo da concorrência

Falar sem falar. Sim, isso acontece o tempo todo. Não seja essa pessoa. Fale o que precisa ser dito para seu cliente. Se você não falar, o Google responde e você fica com cara de Wikipedia.

Se atualize. Hoje o cliente sabe mais do produto que até mesmo o seu vendedor. Dê tudo o que ele precisa saber sobre você. Divulgue seu valor, seu trabalho e trate ele com respeito. A experiência sempre vai valer mais.

Sem atualização

E chegamos a tecnologia. Passando por todos os passos, naturalmente sua marca vai começar a atrair clientes. Para continuar com ele, atualize-se.

Isso envolve tudo, a forma como você atende, a forma como você fala, seus produtos e seus canais.

Atualize suas pesquisas, reveja sempre seu target e principalmente, fale com seu cliente da forma que o momento pede. Fique atento à sua volta e reaja.

Um exemplo são as vendas online. Existem várias soluções no mercado para você começar a vender online, e hoje em dia, é surreal pensar em uma loja que não venda online.

Uma boa solução são os cardápios gratuitos, que não vão gerar gastos e você vai poder usar de diversas formas, seja na sua mesa em formato de QR Code ou através de um link.

Nós temos uma solução assim, o UpMarket Catálogo Digital. Não perde tempo, entra aí no link e já faz um cadastro. Coisa simples, só vai.

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Não usar a tecnologia como aliado

Além das atualizações, use a tecnologia a seu favor. Use as redes sociais que falam com seu público, sempre tem uma. Venda seu produto por lá, venda pela internet, entregue com qualidade.

Organize seus canais para ficar claro para todo mundo e use os canais de conversa (Whatsapp principalmente) como um canal de venda. 

No UpMarket você pode direcionar todas as suas vendas para o WhatsApp e começar a vender usando a tecnologia. E se quiser outras dica de como usar o Zap Zap de maneira correta, clica AQUI.

 

Última coisa. Depois da venda, não esqueça seu cliente. Para lucrar mais, você vai precisar dele. Mas esse é outro assunto e vamos deixar pra depois.

Boa sorte e bora colocar tudo na prática!